domingo, julho 23, 2006

Placas de Paragem - a informação que elas contêm

Hoje vamos fazer uma breve descrição pedagógica acerca dos simbolos que se encontram nas placas identificativas das paragens da STCP. Introduzidas no principio deste século, estas placas substituiram outras, de côr branca com a palavra PARAGEM envolta em fundo preto (se fosse numa paragem normal) ou com a palavra PARAGEM ZONA envolta em fundo vermelho (caso a paragem estivesse no limite entre duas zonas).






Agora vamos explicar o que significa cada elemento da paragem:

- Isto significa o nome do local que a paragem serve. Tanto pode ser uma grande infra-estrutura (ex: Hospital de São João, Instituto Português de Oncologia, Faculdade de Psicologia...), uma Praça ou de uma Rua (Praça da Liberdade, Praça Marquês de Pombal, Rua Pinto Bessa) de uma tranversal de rua, caso esta tenha mais do que uma paragem (ex: a Rua Costa Cabral tem mais do que uma paragem, a paragem mais próxima da rua Luis Woodhouse - uma rua transversal á de Costa Cabral - tomará esse nome) ou de uma área residencial ou bairro social (ex: Gandra, Bairro de Cedro, Pasteleira Norte, Condominhas...). Agora já há poucas desculpas para enganos...

- Caso se utilize o tarifário Andante, este sinal é importante: informa a zona em que está a paragem. Muito útil para sabermos se estamos dentro do limite de zonas que pretendemos...

- Isto significa o código a utilizar para quem quer utilizar o serviço SMSBUS. O serviço SMSBUS é um serviço no qual o utilizador envia uma memsagem (já agora, o número é 3001) com o código da paragem (aqui mostrado) e em poucos segundos, fica a saber a que horas passa o próximo autocarro.

- Ao contrário de muitas empresas, em que põem muitas vezes apenas a placa identificativa da empresa, ou apenas os números das linhas, a STCP inclui também o destino das mesmas. O colorido dos números também não é por acaso: indicam o concelho para onde as linhas vão. Por exemplo, o azul é utilizado para linhas com dois términos dentro da cidade do Porto, enquanto que o amarelo é utilizado para linhas com um dos términos em Matosinhos, o verde é para as linhas com um término na Maia, o vermelho é atribuido a linhas com término no concelho de Valongo, o roxo significa que a linha efectua serviço de e para o concelho de Gondomar, enquanto que o laranja identifica as ligações para o concelho de Vila Nova de Gaia.

- Aqui os destinos são legendados de uma forma um pouco diferente - tratam-se de linhas da rede Madrugada. São 13 linhas, quase todas com trajectos distintos da rede diurna, servindo todos os concelhos da rede STCP, com funcionamento entre a uma e as cinco da manhã. Com frequência de hora em hora, todas as linhas tem como no término na cidade do Porto a Avenida dos Aliados e são identificadas por um número mais um M. Por exemplo, o 1M faz a ligação entre os Aliados e a Matosinhos, enquanto que o 6M faz a ligação Aliados - Codiceira.

- Estes sinais significam duas coisas: o Sol significa que a linha é diurna, ou seja, que funciona entre as 6 da manhã (na generalidade dos casos) e as 21:30 (na generalidade dos casos). Há linhas exclusivamente diurnas, como o 702 (Bolhão - Sonhos) ou o 204 (Hospital de São João - Foz). Há linhas que, sendo diurnas, têm um destino diferente das nocturnas: o 501 de dia faz a ligação Praça da Liberdade - Matosinhos (Praia) e de noite faz a ligação Praça da Liberdade - Carcavelos. As linhas nocturnas são assinaladas com a Lua que se vê na foto. Significa que são linhas que funcionam entre as 21:30 (na generalidade dos casos) até á 1 da manhã (na generalidade dos casos).

Esperamos que esta informação vos tenha sido útil. A equipa do STCP Fotopic vai de férias, contudo, mais novidades estão na forja! Boas férias!!!!