sábado, agosto 11, 2007

Utentes voltam a manifestar-se

Caros Leitores, voltamos a dar notícias acerca da STCP neste blog.

Em primeiro lugar, damos a notícia de que o Movomento dos Utilizadores dos Transportes da Área Metroppolitana do Porto (MUT - AMP) irá promover em Outubro uma nova manifestação de utentes.



Fonte: Portugal Diário


"Manifestação marcada para 1 de Outubro


O Movimento de Utentes dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (MUT-AMP) anunciou ontem que vai promover a um de Outubro, uma manifestação de utentes da STCP na Baixa do Porto, exactamente nove meses após a implantação da nova rede.
André Dias, membro do MUT-AMP explicou que o objectivo desta manifestação é, nada mais, nada menos, do que “”contestar a desastrada implementação da nova rede da STCP”. Presentes na conferência de imprensa, para reafirmar todos os pontos da carta reivindicativa já existente, e alertar para todas as irregularidades ainda presentes na nova rede, já implementada há cerca de meio ano, estiveram cinco vozes do MUT-AMP: José Carvalho, André Dias, José Rocha Paiva, Domingos Alves e Carlos Pinho.
De acordo com os mesmos, em Maio foi feito um inquérito aos utentes da STCP, em que 95 por cento da população inquirida manifestou o seu desagrado pela nova rede, considerando que a mesma lhes tem causado prejuízos pessoais. Ao verificar esta realidade, o MUT afirma que não se intimidará com pressões, constrangimentos e ameaças, mobilizando os utentes na defesa dos seus direitos. Por essa razão, vai promover ainda, nos meses de Agosto e Setembro, uma campanha de esclarecimento e mobilização em torno da defesa dos transportes públicos que satisfaçam as devidas necessidades dos cidadãos.

Balanço dos seis meses
Para segundo plano, mas não com menos importância, ficou o balanço dos seis meses da implementação na designada «Nova Rede». O MUT começou por criticar o facto de o Conselho de Administração (CA) da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) ter divulgado recentemente aos órgãos de comunicação social o balanço feito dos primeiros seis meses da nova rede implementada, não o tendo disponibilizado no site da empresa. O MUT alega que isso “era o mínimo que a empresa podia fazer, visto ter como missão promover um diálogo permanente e mobilizador com os cidadãos”.
Após meio ano de implementação da nova rede, o balanço que o MUT-AMP faz da nova rede é que, durante este período, foram várias as manifestações dos utentes da STCP contra a nova rede, através de concentrações, vigílias, petições, abaixo-assinados, reuniões, assembleias e protestos. Para além disso, registaram-se inúmeras reclamações feitas ao provedor do cliente da STCP, mas que não obtiveram eco por parte do CA. O MUT-AMP acusa o CA da STCP de “incompreensão, insensibilidade social e incompetência”, alegando que os responsáveis por estas alterações na rede não a frequentam, porque se o fizessem, rapidamente perceberiam que está desajustada à população da cidade.

Diana Campos Ferreira

-----------------------------

A saber...
Inconvenientes
Segundo o MUT, os trajectos e os tempos de viagem são mais longos, os autocarros andam sobrelotados, a bilhética além de confusa não é muito fiável e os preços são superiores aos da capital. Tudo motivos que o movimento considera serem mais que suficientes para continuar com os protestos contra a nova rede da STCP".

Fonte: Primeiro de Janeiro .


Por outro lado, a STCP está a organizar uma nova rede de Transportes Públicos na cidade de S.Tomé, em São Tomé e Principe, desde a montagem da rede até á gestão da frota que, segundo se sabe, será constituída por autocarros abatidos da frota da STCP, mas que ainda se encontram em funcionamento.

"STCP organiza rede transporte público em São Tomé e Príncipe


A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) vai coordenar a montagem de uma rede de transportes públicos urbanos em S. Tomé e Príncipe, num projecto que inclui definição de linhas, formação de pessoal e cedência de viaturas.

«A STCP vai prestar assistência ao lançamento da primeira rede de transportes urbanos na ilha, na sequência de um pedido feito pelo governo de S. Tomé e Príncipe», afirmou hoje Fernanda Menezes, presidente da transportadora portuense, em declarações à agência Lusa.
«É um desafio aliciante«, frisou, salientando que este projecto tem o apoio da Secretaria de Estado dos Transportes e do Governo Civil do Porto.

O projecto, que se encontra ainda numa fase inicial, inclui a definição do número de linhas necessárias para satisfazer as necessidades locais de transportes públicos de passageiros, que actualmente são assegurados apenas por táxis e por uma rede informal de carrinhas.

Na sequência do pedido apresentado pelas autoridades são-tomenses, a STCP realizou um levantamento inicial das necessidades locais, que será agora complementado com a deslocação de dois técnicos, que partem hoje para aquele país lusófono para verificar no terreno as condições existentes.

«Vamos fazer tudo a partir do zero», salientou Fernanda Menezes, acrescentando que a STCP vai ajudar, não só a definir as linhas, mas também fornecendo o número de viaturas necessárias, as condições de manutenção, os locais de aparcamento e o sistema de bilhética.

A futura rede de transportes vai abranger apenas a cidade de S. Tomé, capital do país, com uma população de cerca de 55 mil pessoas, estimando a presidente da STCP que seja necessário criar «cinco ou seis linhas para ligar os principais pólos com necessidades de transportes».

Para assegurar o funcionamento desta linha, a STCP vai «ceder gratuitamente 14 viaturas, que a empresa já abateu ao activo, mas que ainda se encontram em condições de funcionamento».

«Para nós, esta cooperação é quase uma obrigação porque temos os conhecimentos e eles não, portanto devemos partilhá- los», frisou a presidente da STCP.

Fernanda Menezes recordou que os são- tomenses são «um povo irmão» dos portugueses, com fortes e antigas ligações.

O projecto prevê ainda que a STCP assegure a formação do pessoal local que vai trabalhar no futuro serviço de transportes urbanos de passageiros."

Fonte: Diário Digital


Por outro lado, já se pode encontar nova actualizações no Fotopic. Esperamos que sejam do vosso agrado.

1 Comments:

Blogger MUT-AMP said...

Olá caro amigo, uma vez mais o nosso obrigado pela divulgação das acções do MUT-AMP, esperamos contar com a sua presença numa reunião do MUT-AMP para uma pequena discução sobre os transportes. Se puder nos contactar por o nosso e-mail agradeciamos. Cumprimentos
André Dias

5:47 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home