sábado, setembro 15, 2007

Electricos prestes a rolar na Baixa do Porto

Caros Leitores, é com prazer que anunciamos mais uma noticia de interesse relevante para a cidade do Porto: os eléctricos vão definitivamente voltar á Baixa da cidade.

As obras já se encontram praticamente concluídas na Praça da Batalha, Rua de Santa Catarina e Rua de Passos Manuel, assim como a Rua de Ceuta. No entanto, as obras nalgumas das ruas da Baixa impedem a entrada imediata do eléctrico ao serviço.

No entanto, já foram realizados alguns testes com os eléctricos, prevendo a sua entrada ao serviço regular dentro de alguns dias.

Assim, como de costume, deixamos a notícia e as imagens captadas pelo Jornal de Notícias.

"Ruas da Baixa prontas para receber eléctricos históricos

Ainda não é hoje que os eléctricos regressam à Baixa, mas as ruas da por onde irão circular já estão prontas para os receber. As obras estão concluídas e a STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) já começou a realizar os primeiros testes, devendo o circuito eléctrico ser reactivado nos próximos dias.

A confirmação foi assegurada, ontem de manhã, pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, em visita às vias públicas cuja intervenção ficou concluída no rigoroso prazo previsto. Um facto notável, destacou, "numa zona que foi tão martirizada por obras no tempo da Capital Europeia da Cultura, em 2001". Significa, insistiu, "que a autarquia, a empresa municipal e os vários empreiteiros envolvidos estão a habituar-se a uma nova cultura - a do cumprimento dos prazos".

A Rua de Ceuta - que liga os Aliados aos Leões - e a zona da Praça Guilherme Gomes Fernandes já estão abertas ao trânsito, bem como todas as outras ruas necessárias para o funcionamento do eléctrico. As obras, ainda em curso em algumas vias, "ficarão concluídas, no máximo, dentro de três semanas" [ler caixa]. A intervenção global custou 5,5 milhões de euros.

O novo circuito eléctrico, por si só, ressalvou Rui Rio, "não revitaliza a Baixa". No entanto, desempenhará um papel fundamental na promoção e no desenvolvimento turístico da cidade que, em 2007, registou a maior afluência de sempre. "Por um lado, o eléctrico pode ajudar à mobilidade das pessoas, sendo um atractivo com raízes históricas e culturais no Porto. Por outro lado, estamos a fazer o alargamento definitivo da Baixa - prolongando a linha que vem da Foz - no sentido de reforçar a sua atractividade".

O objectivo, afirmou, "é o de que o Porto atinja o patamar que quero que atinja". Para isso, deverão concorrer duas apostas "com maior fôlego, a reabilitação da Baixa, onde tem sido investido muito dinheiro, também para que seja possível atrair investidores individuais que são quem, em última instância, determinam a velocidade da própria revitalização da Baixa. E, de forma mais rápida - porque são menos -, a conclusão da reabilitação dos bairros sociais".

Em relação às obras em curso, nomeadamente, a Praça Filipa de Lencastre, o Largo do Moinho de Vento e os passeios da Rua de Ceuta - de onde, aliás, se ouviram protestos dos comerciantes -, o autarca assegurou que estarão prontas no início de Outubro. As obras nas ruas do Almada e da Fábrica, iniciadas em Agosto, deverão estar concluídas em Novembro.

A intervenção em todas as ruas por onde deverão circular os carros eléctricos do Porto está concluída



Ruas concluídas

A obra nas ruas de Santa Catarina, Passos Manuel e Ateneu Comercial do Porto, onde foram construídas infra-estruturas subterrâneas e vias férreas, estão totalmente concluídas.

A concluir em Outubro

A obra nas ruas do Bonjardim, Guilherme Costa Carvalho, Formosa e Sá da Bandeira está pronta. Falta, apenas, a colocação de passeios no troço da Rua Formosa entre o Bolhão e Santa Catarina, mas deve ficar concluída no início de Outubro.

A concluir em Novembro

A intervenção nas Ruas da Fábrica e do Almada (executada em duas fases) começou em Agosto, após aprovação do IPPAR. Deverá estar concluída em Novembro."