Apresentação da última frase da Nova Rede da STCP
Carissimos leitores, soubemos de fonte segura de que amanhã será apresentada a última fase da Nova Rede da STCP.
Já é do conhecimento público (mas nunca é demais recordar) que a Nova Rede terá menos linhas (62 linhas (diunas/nocturnas e 13 da Rede Madrugada) contra 97 linhas em 2005) e procurará ser um complemento á rede do Metro, ou seja, fará percursos não coincidentes com a Rede do Metro, embora haja paragens que servirão de interface a este mesmo meio de transporte. Cada linha terá menos quilómetros de extensão, e obrigará (em principio) a maiores transbordos entre autocarros.
Todas as linhas serão numeradas com três digitos, sendo que cada um indicará a zona que servirá. Assim:
- As linhas começadas por 2XX servirão a zona ocidental do Porto;
- As linhas começadas por 3XX servirão a zona central do Porto;
- As linhas começadas por 4XX servirão a zona oriental do Porto;
- As linhas começadas por 5XX servirão o concelho de Matosinhos;
- As linhas começadas por 6XX servirão o concelho da Maia;
- As linhas começadas por 7XX servirão o concelho de Valongo;
- As linhas começadas por 8XX servirão o concelho de Gondomar;
- As linhas começadas por 9XX servirão o concelho de Vila Nova de Gaia.
Todas as linhas terão tarifário duplo, ou seja, aceitam passes e bilhetes STCP (que neste momento estão a subsituir os bilhetes de banda magnética e os passes com vinhetas por passes e bilhetes com tecnologia sem contacto) e os passes e bilhetes do sistema Andante.
Não deixamos de estar curiosos em relação á configuração da Nova Rede, quer seja pela rede em si, quer seja pela questão das linhas com contratos FERMIER. Esperamos igualmente que nenhum local servido pela STCP (e que não tenha outro meio de transporte público) deixe de ser servido pela empresa.
Sabemos também de fonte segura de que a Estação de Recolha de Francos se está a preparar para receber os novos autocarros, todos eles movidos a Gás Natural. Toda a frota estará estacionada nesta recolha, sendo por isso necessária a mudança de alguns veículos para a recolha da Via Norte, tais como os MB Cítaro (numeração 218X) e os MAN NL (numeração 179X). Aproveitamos para informar que a encomenda será composta por 50 autocarros Standard, com chassis MAN e carroçaria Caetanobus; e por 30 autocarros articulados, de modelo MAN Lions City, sendo, por isso, directamente importados da Alemanha.
Prometemos acompanhar esta situação atentamente, e dentro em breve, teremos mais notícias.
Já é do conhecimento público (mas nunca é demais recordar) que a Nova Rede terá menos linhas (62 linhas (diunas/nocturnas e 13 da Rede Madrugada) contra 97 linhas em 2005) e procurará ser um complemento á rede do Metro, ou seja, fará percursos não coincidentes com a Rede do Metro, embora haja paragens que servirão de interface a este mesmo meio de transporte. Cada linha terá menos quilómetros de extensão, e obrigará (em principio) a maiores transbordos entre autocarros.
Todas as linhas serão numeradas com três digitos, sendo que cada um indicará a zona que servirá. Assim:
- As linhas começadas por 2XX servirão a zona ocidental do Porto;
- As linhas começadas por 3XX servirão a zona central do Porto;
- As linhas começadas por 4XX servirão a zona oriental do Porto;
- As linhas começadas por 5XX servirão o concelho de Matosinhos;
- As linhas começadas por 6XX servirão o concelho da Maia;
- As linhas começadas por 7XX servirão o concelho de Valongo;
- As linhas começadas por 8XX servirão o concelho de Gondomar;
- As linhas começadas por 9XX servirão o concelho de Vila Nova de Gaia.
Todas as linhas terão tarifário duplo, ou seja, aceitam passes e bilhetes STCP (que neste momento estão a subsituir os bilhetes de banda magnética e os passes com vinhetas por passes e bilhetes com tecnologia sem contacto) e os passes e bilhetes do sistema Andante.
Não deixamos de estar curiosos em relação á configuração da Nova Rede, quer seja pela rede em si, quer seja pela questão das linhas com contratos FERMIER. Esperamos igualmente que nenhum local servido pela STCP (e que não tenha outro meio de transporte público) deixe de ser servido pela empresa.
Sabemos também de fonte segura de que a Estação de Recolha de Francos se está a preparar para receber os novos autocarros, todos eles movidos a Gás Natural. Toda a frota estará estacionada nesta recolha, sendo por isso necessária a mudança de alguns veículos para a recolha da Via Norte, tais como os MB Cítaro (numeração 218X) e os MAN NL (numeração 179X). Aproveitamos para informar que a encomenda será composta por 50 autocarros Standard, com chassis MAN e carroçaria Caetanobus; e por 30 autocarros articulados, de modelo MAN Lions City, sendo, por isso, directamente importados da Alemanha.
Prometemos acompanhar esta situação atentamente, e dentro em breve, teremos mais notícias.
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