Novo Ano, Nova Rede
Caros Leitores, o nosso primeiro post de 2007 teria que ser, forçosamente, acerca da Nova Rede. Hoje fomos aproveitar as borlas que a empresa dá hoje e amanhã a todos os utentes da STCP.
Notamos que muito se mudou da noite para o dia. Não falamos apenas das novas linhas e da nova numeração. Dizemos que, por exemplo, as paragens têm um novo grafismo. (Prometemos trazer para aqui fotos das novas paragens). Outro exemplo foi o facto de agora, Gondomar ter agora linhas efectuadas por autocarros a Gás Natural. Tiveram que esperar seis anos... o que na nossa opinião foi demasiado tempo.
Mas melhor do que nós para opinar acerca da Nova Rede, trancrevemos o seguinte artigo de opinião do JN de hoje:
"Sortudos e nervosos
Nós, portuenses, entramos com sorte em 2007. A STCP, empresa pública sempre generosa, convida-nos, hoje e amanhã, a efectuar viagens gratuitas com o intuito de podermos conhecer a sua nova rede e os seus novos percursos. Em publicidade janota inserida nos jornais diários, aquela empresa pretende que, nestes dias de "portas abertas", tomemos contacto com a nova "maravilha fatal das nossa idade" e que rejeitemos o pessimismo daquele portuense que, encolhendo os ombros, disse ao JN "A gente habitua-se a tudo..."
Claro que também há portuenses que são uns ingratos. Em vez de viajarem "com tranquilidade nas novas linhas", lamentam-se, como é o caso dos habitantes de Rio Tinto, aqui ao lado do Porto, do outro lado da Circunvalação, que eram servidos pela carreira 35. A fazer fé no que Adão Adérito Machado escreveu ao JN, aquela linha que começava no lugar do Forno e terminava no Bolhão, foi substituída pela 803 que os deixa ficar na estação de Rio Tinto, onde esperam pela 805 que, procedente da Venda Nova, os deixa depois na Areosa onde, ufa, terão de apanhar novo transporte que os leve para o destino do costume, ou seja para o Bolhão, Costa Cabral ou Praça do Marquês de Pombal...
Mas alegre-se este nosso amigo. É que, em três tempos, os utentes daquela linha poderão usar agora - e caso o queiram - dois transbordos! Tudo por causa das maravilhas da intermodalidade que lhes permitirá, aos moradores do Forno, apanhar em Rio Tinto um comboio que os deixará em Campanhã ou em S. Bento. Dirá também a STCP que, em Campanhã, o estimado utentes poderá optar pelo metro e seguir para a Trindade. Aqui, se quiser ir para a parte alta da cidade, abre-se-lhe outro mundo de oportunidades faz outro transbordo e apanha outro metro para o Marquês de Pombal...
No JN do mesmo dia em que era publicada a carta do leitor, vinha uma notícia sobre uma investigação que está a ser levada a cabo no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar sobre a "regeneração dos nervos periféricos". Bem precisam os portuenses (e em particular os rio-tintenses) que lhes tratem dos nervos...
Nervosos de contentes devem andar os automobilistas com a novidade que, através da Imprensa, lhes deu o presidente Rui Rio no cair das últimas folhas do calendário do ano passado. Em particular os utentes da Asprela, habituados a usar o espaço que lhes é concedido em torno do Pólo Universitário para estacionarem o respectivo automóvel, ficaram a saber que a nova artéria que ligará em futuro próximo a Rua do Dr. Bernardino de Almeida à Rua de Roberto Frias - pomposamente denominada de Via Estruturante da Asprela - terá 102 lugares de parqueamento inteiramente gratuito. Rui Rio, muito contente, disse "Vamos ficar com esta zona mais desanuviada e bastante melhor em termos de acessibilidade".
O nosso caro presidente que nos desculpe, mas não acreditamos que a melhoria venha assim do pé para a mão aberta ao trânsito, a nova via será tomada de assalto e terá tantos carros quantos os que circulam nas outras artérias da zona; e quanto aos lugares de estacionamento eles ficam reservados para quem chegue primeiro. O problema está no número exagerado de edifícios públicos e universitários implantados que arrastam mais de 40 mil utentes por dia.
Bom, agora que o leitor leu a crónica, feche jornal, saia de casa em direcção à próximo paragem da STCP e aproveite as borlas que a empresa lhe oferece entre hoje e amanhã. É que na quarta-feira, já sabe, as viagens custam mais 2 ou 3% .Tudo para abater ao défice,o tal "monstro" de que Cavaco Silva falava ainda não era presidente da República."
Notamos que muito se mudou da noite para o dia. Não falamos apenas das novas linhas e da nova numeração. Dizemos que, por exemplo, as paragens têm um novo grafismo. (Prometemos trazer para aqui fotos das novas paragens). Outro exemplo foi o facto de agora, Gondomar ter agora linhas efectuadas por autocarros a Gás Natural. Tiveram que esperar seis anos... o que na nossa opinião foi demasiado tempo.
Mas melhor do que nós para opinar acerca da Nova Rede, trancrevemos o seguinte artigo de opinião do JN de hoje:
"Sortudos e nervosos
Nós, portuenses, entramos com sorte em 2007. A STCP, empresa pública sempre generosa, convida-nos, hoje e amanhã, a efectuar viagens gratuitas com o intuito de podermos conhecer a sua nova rede e os seus novos percursos. Em publicidade janota inserida nos jornais diários, aquela empresa pretende que, nestes dias de "portas abertas", tomemos contacto com a nova "maravilha fatal das nossa idade" e que rejeitemos o pessimismo daquele portuense que, encolhendo os ombros, disse ao JN "A gente habitua-se a tudo..."
Claro que também há portuenses que são uns ingratos. Em vez de viajarem "com tranquilidade nas novas linhas", lamentam-se, como é o caso dos habitantes de Rio Tinto, aqui ao lado do Porto, do outro lado da Circunvalação, que eram servidos pela carreira 35. A fazer fé no que Adão Adérito Machado escreveu ao JN, aquela linha que começava no lugar do Forno e terminava no Bolhão, foi substituída pela 803 que os deixa ficar na estação de Rio Tinto, onde esperam pela 805 que, procedente da Venda Nova, os deixa depois na Areosa onde, ufa, terão de apanhar novo transporte que os leve para o destino do costume, ou seja para o Bolhão, Costa Cabral ou Praça do Marquês de Pombal...
Mas alegre-se este nosso amigo. É que, em três tempos, os utentes daquela linha poderão usar agora - e caso o queiram - dois transbordos! Tudo por causa das maravilhas da intermodalidade que lhes permitirá, aos moradores do Forno, apanhar em Rio Tinto um comboio que os deixará em Campanhã ou em S. Bento. Dirá também a STCP que, em Campanhã, o estimado utentes poderá optar pelo metro e seguir para a Trindade. Aqui, se quiser ir para a parte alta da cidade, abre-se-lhe outro mundo de oportunidades faz outro transbordo e apanha outro metro para o Marquês de Pombal...
No JN do mesmo dia em que era publicada a carta do leitor, vinha uma notícia sobre uma investigação que está a ser levada a cabo no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar sobre a "regeneração dos nervos periféricos". Bem precisam os portuenses (e em particular os rio-tintenses) que lhes tratem dos nervos...
Nervosos de contentes devem andar os automobilistas com a novidade que, através da Imprensa, lhes deu o presidente Rui Rio no cair das últimas folhas do calendário do ano passado. Em particular os utentes da Asprela, habituados a usar o espaço que lhes é concedido em torno do Pólo Universitário para estacionarem o respectivo automóvel, ficaram a saber que a nova artéria que ligará em futuro próximo a Rua do Dr. Bernardino de Almeida à Rua de Roberto Frias - pomposamente denominada de Via Estruturante da Asprela - terá 102 lugares de parqueamento inteiramente gratuito. Rui Rio, muito contente, disse "Vamos ficar com esta zona mais desanuviada e bastante melhor em termos de acessibilidade".
O nosso caro presidente que nos desculpe, mas não acreditamos que a melhoria venha assim do pé para a mão aberta ao trânsito, a nova via será tomada de assalto e terá tantos carros quantos os que circulam nas outras artérias da zona; e quanto aos lugares de estacionamento eles ficam reservados para quem chegue primeiro. O problema está no número exagerado de edifícios públicos e universitários implantados que arrastam mais de 40 mil utentes por dia.
Bom, agora que o leitor leu a crónica, feche jornal, saia de casa em direcção à próximo paragem da STCP e aproveite as borlas que a empresa lhe oferece entre hoje e amanhã. É que na quarta-feira, já sabe, as viagens custam mais 2 ou 3% .Tudo para abater ao défice,o tal "monstro" de que Cavaco Silva falava ainda não era presidente da República."
2 Comments:
Onde esta a nove rede?
Eu ate agora não vi a nova rede em lado nenhum do grande porto so vi manifestações contra as novas alterações que a stcp fez.
Eu gostava de saber porque e que o 45 (Lavra - Boavista) desapareceu e deu lugar ao ZA (zona de angeiras) nos não queremos ir para Crestins nos queremos ir para Matosinhos e para o porto nos pretencemos a Matosinhos e não a crestins.
Eu so digo que e de lamentar uma empresa como a da stcp fazer o que faz se voçes não sabem mandar dimitan-se e deiam lugar a quem sabe mandar voces não criaram linhas que stisfaçam os utentes antes pelo contrario criaram linhas que insatisfaçam os utentes da mesma.Nos queremos o nosso 45 e não o Za nos queremos ir parea matosinhos e não para crestins
Eu vou fazer umas pequenas perguntas para serem esclarecidas:
Porque e que tiraram o 45?
Porque e que meteram o Za a ir a crestins?
Para que foi preciso desativar o 45 e passar a andar o ZA?
So quero que voces recoloquem o nosso 45 que nos satisfaça senão voces não vão demorar muito tempo a mandar porque senão o governo não demora muito tempo a porvos na rua a todos que mandam e que não sabem mandar
9:43 da tarde
concordo com o anonimo!!! alias, eu nem pedia o 45 de volta, pedia sim, horarios do ZA melhores!! Muitas vezes o ZA em vez d estar a ir para o aeroporto ainda esta a ir para lavra por causa dos atrasos!!! ninguem pode contar com o ZA para ir para o seu trabalho. Podemos mesmo dizer que as pessoas de Lavra so usam a Resende, pois esta tem 4autocarros para varios destinos, no qual a STCP fica a perder....
Por essas razoes, espero que reflitam melhor sobre o ZA, que agora com a vinda da epoca banear, vai fazer ate 2 horas de atraso(se agora ja faz uma...)
Horarios melhores.... Por favor..
10:28 da tarde
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