sexta-feira, janeiro 12, 2007

Mais ajustamentos na STCP

Numa altura em que aqui no Porto, a STCP continua a estar na ordem do dia, aqui apresentamos mais algumas novidades aos leitores que acompanham o nosso blog e o nosso fotopic.

A administração da STCP decidiu voltar atrás na questão da troca de titulos antigos por titulos novos. A posição inicial da empresa era a de que as trocas só se efectuariam até ao dia 31 de Dezembro do ano passado, mas as solicitações do Provedor do Cliente, Carlos Brito, acabaram por ser satisfeitas - dado que declarou ao JN que entre as 700 reclamações que lhes chega ás mãos destaca-se este assunto.

Entretanto, estão previstas mais manifestações para hoje (ás 17:30, no Largo dos Loios, no Porto) e amanhã (ás 15:00 na Estação de Rio Tinto).

Entretanto, já estão em curso algumas correcções no serviço da STCP, já anunciadas no Jornais, Portais de Transportes e no nosso Blog.

Mais informações aqui e aqui.

Deixamos aqui uma crónica, retirada da edição de hoje do JN:


" Onde está a Nova Rede?

Quando os protestos saem à rua e quando, como agora, se prolongam por dias a fio, é porque algo se passa. Ou então... não passa. No caso do Porto e das repetidas manifestações contra as alterações introduzidas nas carreiras de autocarros da STCP, é porque, de facto, há algo que... não passa. E, neste caso, parece que não passam várias coisas não passam autocarros (quando e onde deviam passar), não passam decisões (quando e onde deviam passar), como não passam processos e procedimentos que, ao contrário de toda a lógica, acontecem à revelia de tudo e de todos.

Manifestamente. E, por isso, é que as pessoas se manifestam. A resposta mais óbvia às manifestações e à pública expressão do desagrado deveria ser mais autocarros mas, em vez disso, aparecem carrinhas mas com a lotação esgotada e já cheia de polícias. Como se fosse crime dizer o que se pensa da única maneira que a generalidade dos cidadãos tem para dizer o que pensa, como é seu justo direito.

Acontece que, feliz ou infelizmente, não tenho o estatuto de "passageiro frequente" dos transportes colectivos urbanos e, muito menos, dos autocarros da STCP. Utilizo o metro e gosto. Tem defeitos, claro, mas os que a ele têm acesso dão-se, genericamente, por satisfeitos e, em alguns casos, até já se desabituaram de usar o automóvel. O que é bom! Contudo, nada me impede de ter opinião sobre uma matéria de grande importância para a cidade como é o seu sistema de transportes. A vida das cidades depende umbilicalmente deste sistema e, portanto, quem se interessa pela vida das cidades e especialmente pela cidade onde vive tem, não apenas o direito de se pronunciar, mas também o dever de o fazer.

Por isso, e face ao estranho silêncio das entidades e instituições que têm por missão zelar pelo bem comum - autarcas, políticos e partidos e outros tradicionais defensores do interesse público - procurei inteirar-me da razão dos protestos e das movimentações a propósito das "novas linhas", independentemente de duas coisas que são inelutáveis uma, é que ninguém gosta de ficar sem uma coisa que já tinha antes e, outra, é que (no caso dos transportes urbanos) estamos a falar da prestação dum serviço que para além de colectivo é público.

E digo isto porque, por um lado, muitos dos protestos têm por base o ter sido retirado algo que já existia (neste caso, uma carreira ou uma frequência ou uma paragem) e que bem pode ter sido a razão e a justificação para uma escolha (dum local de residência, dum local de trabalho ou duma escola que se frequenta) e, por outro, porque parece já ter sido interiorizado que os transportes urbanos são antes de mais "um negócio" e só depois "um serviço".

Ora, a confusão entre estes conceitos, produz, seguramente, a maior das perversões a de que não estão em jogo nem "direitos" nem "deveres" e de que apenas conta a selva em que o "santo mercado" sempre transforma a vida das cidades e dos cidadãos quando se demite da sua razão de ser.

O curto espaço duma crónica como esta, não permite longas considerações sobre a matéria que todos reconhecemos complexa. Por isso, não deixaremos de voltar ao assunto mas só depois de uma melhor compreensão do que se passa e, sobretudo, depois de esclarecidos alguns aspectos relacionados com a forma como as "alterações" ao sistema foram publicamente comunicadas - aspecto este essencial em qualquer processo de transformação do quotidiano - como é, por exemplo, o caso do folheto editado pala própria STCP que, apesar da profusa informação que contém, não disponibiliza, em nenhuma das suas páginas, um mapa geral do sistema e optando por uma simples e sequencial apresentação duma lista de linhas sem nunca as apresentar em simultâneo.

É caso para perguntar então onde está essa "nova rede STCP" como se escreve na capa do dito folheto? "