sábado, março 17, 2007

Junta de Rio Tinto pede a intervenção do Governo na Rede STCP que serve a Freguesia

A Junta de Rio Tinto anunciou recentemente que vai pedir ao Governo, na pessoa do Ministro Mário Lino, para que este "intervenha directamente na resolução dos problemas que afectam a freguesia, na sequência da remodelação da rede da STCP".

Esta decisão deve-se ao facto da STCP ter anunciado, em reunião com a Junta de Freguesia, que não existem soluções para os problemas existentes do serviço da STCP naquela freguesia.

Mas deixamos aqui o artigo completo do JN:

"Rio Tinto apela à intervenção do Governo


A Junta de Rio Tinto (Gondomar) vai apelar ao ministro das Obras Públicas e dos Transportes, Mário Lino, para que intervenha directamente na resolução dos problemas que afectam a freguesia, na sequência da remodelação da rede da STCP. Marco Martins, presidente da Junta, referiu ao JN que está a ser preparada uma exposição sobre a matéria, que será enviada ao Ministério. A revolta surge após uma reunião com o Conselho de Administração da STCP, que informou não existirem soluções para os problemas pendentes. Embora a empresa se tenha comprometido a pôr encontrar as respostas até ao passado dia 16 de Fevereiro.

"A partir deste momento, existe uma quebra de confiança institucional entre esta autarquia e a empresa pública STCP, face ao seu volte-face e à posição lamentável assumida, que desrespeita quer a autarquia quer a comissão de utentes. Mesmo assim, continuaremos a exigir um melhor serviço público de transportes e apelaremos a outras instâncias, para que intervenham na resolução dos problemas", assume a Junta de Freguesia, em comunicado.

A ligação dos transportes públicos ao centro de saúde de Rio Tinto, a retoma da ligação ao centro de saúde do Brás Oleiro, o aumento da frequência da linha 806 (zona das Areias) e a ligação directa das Areias ao centro comercial Parque Nascente são as reivindicações que continuam sem obter resposta da STCP.

"Para a Junta de Freguesia, assume particular importância a falta de transportes públicos para os centros de saúde, obrigando os utentes a percorrer largas centenas de metros a pé. Uma reivindicação já antiga, que data de 2005, nunca satisfeita e que agora foi agravada, pois se existia um centro de saúde sem transportes, com a nova rede passaram a existir dois", denuncia o comunicado.

O JN contactou a STCP, mas não obteve qualquer resposta em tempo útil.

Recorde-se que a empresa alterou o esquema de circulação das linhas 803 e 805, na sequência dos muitos protestos dos moradores, secundados pela Junta de Freguesia. Quanto aos problemas que ainda subsistem, era esperada uma solução até 16 de Fevereiro, o que acabou por não se verificar."