quarta-feira, setembro 20, 2006

Mulheres ao volante dos autocarros da STCP

Hoje, iremos abordar um pouco um assunto que não deveria ser novidade nenhuma: a inclusão de mulheres motoristas nos autocarros da STCP.

Este assunto vem a propósito da recente visita de Elisabete Jacinto ás instalações da STCP, com o propósito de conhecer três das quatro senhoras motoristas da empresa.

Porque é que este assunto não deveria ser novidade nenhuma? Não pelo facto da Elisabete Jacinto ter conhecido as três (diga-se de passagem, excelentes) profissionais, mas pelo facto de ainda hoje ser estranha a muita gente o facto de uma Mulher conduzir um autocarro. Ainda hoje se torce um pouco o nariz quando vemos UMA motorista em vez de UM motorista a conduzir. Alguns, encaram isso de uma forma "exótica", outros, sentem-se um pouco feridos no seu orgulho machão. Não tem mal: afinal foram décadas e décadas da ocupação exclusivamente masculina do cargo de motoristas. As senhoras, essas, exerciam apenas tarefas de secretariado, ou tarefas superiores (na visita á Estação de Recolha de Francos, conhecemos uma engenheira).

Mas enfim, esperemos que esta visita da Elisabete Jacinto tenha motivado mais senhoras a ingressarem nos quadros da STCP como motoristas (achamos que melhoraria bastante a imagem da empresa - muitos motoristas homens (não a maioria, felizmente) não sabem lidar bem com o público: já as senhoras têm um jeito natural para o fazer - e o motorista é, sem sombra de dúvidas, a primeira, e para muitos, mesmo a única imagem da STCP.

Só fazemos um pequeno reparo, sem intenções de defesa de terceiros: a senhora Elisabete Jacinto poderia ter aproveitado para conhecer igualmente as Guarda - Freio da empresa! ;-) Hoje, a maioria dos eléctricos do Porto são conduzidos por mulheres. E aqui entre nós, nunca os eléctricos ganharam tanta graciosidade! :-)



Deixamos aqui o artigo, retirado do Jornal "Motor":

Nova experiência para Elisabete Jacinto

Enquanto aguarda pela chegada do camião MAN 2000, Elisabete Jacinto foi até ao Porto conhecer três das quatro mulheres motoristas da STCP, tendo aproveitado para mostrar a sua destreza ao volante de um autocarro.
O entusiasmo com que as três profissionais do volante receberam a piloto foi contagiante. Elisabete mostrou-se muito satisfeita por conhecer estas mulheres que, tal como ela, “desafiam o universo dos homens”, tendo elogiado o trabalho das motoristas e incentivando a luta “contra o preconceito social que ainda existe em relação ao exercício desta actividade por elementos do sexo feminino”.
A piloto portuguesa defende que “não existem razões para que as mulheres não assumam esta profissão como algo viável, uma vez que, hoje, os camiões estão mais evoluídos tecnicamente, não existindo dificuldades de maior na condução deste tipo de viaturas”.
Sandra Rodrigues, Sónia Moura e Manuela Soares são três das quatro mulheres motoristas de autocarros da STCP que, com garra e orgulho, falam da profissão que escolheram e que tanto as entusiasma.
“Hoje ainda há muita gente que torce o nariz quando vê uma mulher ao volante de um autocarro, mas tanto vem o elogio como o insulto”, desabafa Manuela Soares, motorista da STCP há 4 anos. No entanto, já são muitos os que se habituaram a ser transportados por elas, no dia-a-dia citadino do Porto.
“Ser motorista de autocarro nunca foi um sonho, mas serviu para associar o útil ao agradável. Poder juntar a paixão de conduzir à profissão foi uma opção positiva”, afirma Sónia Moura, de 30 anos, condutora da STCP há cinco.
Entre críticas mais ou menos construtivas, estas mulheres mostram uma grande vontade em vencer num mundo dominado pelos homens, mas afirmam que, acima de tudo, gostam do que fazem e acreditam que, num futuro próximo, mais mulheres vão aderir à profissão.