sábado, janeiro 20, 2007

Recordações da Modernidade



Como nem tudo são tristezas, aqui deixamos este fantástico vídeo, da autoria de Emidio Gardé (de quem aliás, temos vários links no nosso fotopic) retratando o autocarro Mercedes Benz H2Bus, que circulou á experiência na cidade do Porto, normalmente fazendo a linha 20 (actuais 302 e 303).

Os autocarros ficaram parqueados na Recolha de Francos durante a experiência, o que obrigou á montagem de estruturas espciais na recolha, como os postos de abastecimento de Hidrogénio, que ficou a cargo da BP. Os autocarros necessitavam de cuidados especiais, sendo um exemplo a necessidade dos veículos ficarem ligados á corrente eléctrica enquanto parqueados, para a preservação das células da pilha de combustível, um orgão essencial para o funcionamento dos autocarros.

Contudo, embora a experiência fosse positiva (o autocarro era silencioso e apenas libertava como escape, vapor de água), tal não se mostrou rentável para a STCP, dados os enormes custos de manutenção. E assim, tiveram o seu fim, como o próprio Emidio Gardé descreve da seguinte maneira:

"Entre 2004.10.01 e 2005.12 circularam no Porto, ao abrigo do Programa CUTE (http://www.fuel-cell-bus-club.com), 3 autocarros MB O530 com células de combustível Ballard©, tipo PEMFC, de 205 kW cada.
O projecto terminou com o envio de uma unidade para o Museu do Carro Eléctrico do Porto e as duas restantes para o fabricante na Alemanha."

(Vídeo retirado do seguinte endereço: http://video.google.com/videoplay?docid=89214942130135760&q=autocarro)

"Entre 2004.10.01 e 2005.12 circularam no Porto, ao abrigo do Programa CUTE (http://www.fuel-cell-bus-club.com), 3 autocarros MB O405 com células de combustível Ballard©, tipo PEMFC, de 205 kW cada.
O projecto terminou com o envio de uma unidade para o Museu do Carro Eléctrico do Porto e as duas restantes para o fabricante na Alemanha."