Recordações da Modernidade
Como nem tudo são tristezas, aqui deixamos este fantástico vídeo, da autoria de Emidio Gardé (de quem aliás, temos vários links no nosso fotopic) retratando o autocarro Mercedes Benz H2Bus, que circulou á experiência na cidade do Porto, normalmente fazendo a linha 20 (actuais 302 e 303). Os autocarros ficaram parqueados na Recolha de Francos durante a experiência, o que obrigou á montagem de estruturas espciais na recolha, como os postos de abastecimento de Hidrogénio, que ficou a cargo da BP. Os autocarros necessitavam de cuidados especiais, sendo um exemplo a necessidade dos veículos ficarem ligados á corrente eléctrica enquanto parqueados, para a preservação das células da pilha de combustível, um orgão essencial para o funcionamento dos autocarros. Contudo, embora a experiência fosse positiva (o autocarro era silencioso e apenas libertava como escape, vapor de água), tal não se mostrou rentável para a STCP, dados os enormes custos de manutenção. E assim, tiveram o seu fim, como o próprio Emidio Gardé descreve da seguinte maneira: "Entre 2004.10.01 e 2005.12 circularam no Porto, ao abrigo do Programa CUTE (http://www.fuel-cell-bus-club.com), 3 autocarros MB O530 com células de combustível Ballard©, tipo PEMFC, de 205 kW cada. O projecto terminou com o envio de uma unidade para o Museu do Carro Eléctrico do Porto e as duas restantes para o fabricante na Alemanha." (Vídeo retirado do seguinte endereço: http://video.google.com/videoplay?docid=89214942130135760&q=autocarro) "Entre 2004.10.01 e 2005.12 circularam no Porto, ao abrigo do Programa CUTE (http://www.fuel-cell-bus-club.com), 3 autocarros MB O405 com células de combustível Ballard©, tipo PEMFC, de 205 kW cada. O projecto terminou com o envio de uma unidade para o Museu do Carro Eléctrico do Porto e as duas restantes para o fabricante na Alemanha." |
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home