sexta-feira, maio 18, 2007

Novidades

Caros Leitores, anunciamos mais novidades no nosso Fotopic.

É a abertura de mais uma secção, desta vez dedicada aos novos MAN Standard Caetano que já se encontram ao serviço nas ruas da cidade do Porto.

Para já, o número de autocarros a circular cifra-se apenas nas 15 unidades, prevendo-se que todos os autocarros entrem ao serviço em breve.

Prometemos mais fotos e novidades em breve. :-)



quinta-feira, maio 17, 2007

STCP em risco de... fechar?!

Caros Leitores, o que hoje saiu no JN revela hoje não deixa de ser interessante: a STCP acumula prejuízos e corre o risco de fechar.

Na verdade, nesta notícia podemos constatar que o passivo da empresa em 2006 ascende 246,8 milhões de euros (das quais 118 milhões são referentes a dividas de curto prazo). Para termos uma ideia, em 2005 o passivo rondava 226,6 milhões de euros.

Assim, podemos concluir que as dividas aumentaram 20 milhões de euros num só ano!

E para terminar, podemos afirmar que a empresa terminou o exercicio de 2006 com um prejuízo de 25 milhões de euros.

Quais as causas para tudo isto?

- Primeiro, a falta de indemnizações compensatórias do Estado a tempo e horas. Os apoios têm-se revelado escassos e chegam tarde.

- Segundo, não será que os administradores também têem culpa? Senão repare-se: " Apesar das dificuldades, em ano de mudanças no Conselho de Administração, os encargos com os órgãos sociais subiram até aos 425,9 mil euros (em 2005, a factura tinha-se ficado pelos 315,5 milhões). O aumento mais significativo deu-se, precisamente, nas remunerações dos cinco administradores, cujo total passou de 294,5 mil euros para 408,1 mil. Ainda que, segundo o relatório, não tenham sido gastas verbas com prémios de gestão, subsídios de deslocação e de refeição".

E é em nome da contenção que:
- Se despedem motoristas;
- Desinveste-se na infra-estrutura;
- Recorre-se cada vez mais á sub-contratação (a ZM passou a ser feita pela Alsa City)
- Se se corta na frota (55 autocarros articulados B10M são substituídos por apenas 30 MAN Lions City, por exemplo).

É certo que as contas possam ter sido interpoladas com o investimento nos 80 novos autocarros da STCP que recentemente entraram ao serviço. Mas uma coisa é certa: a STCP, se está mesmo em falência técnica, deve muita da sua culpa aos seus administradores. TODOS! É certo que o Estado poderia e deveria ajudar mais e melhor. Mas sejamos justos. A STCP, por norma, é uma empresa deficitária. Desde o tempo em que estava na alçada da Câmara Municipal do Porto se registavam prejuízos. Mas isto não é desculpa para o que actualmente se passa. Se as medidas de austeridade chegarem TAMBÉM á administração da empresa, certamente que esta notícia deixará de ter fundamento.

quarta-feira, maio 16, 2007

Novidades - Museu á Noite e Novos Autocarros


Caros Leitores é com prazer que anunciamos mais novidades na esfera da STCP.

A primeira, e certamente a mais importante, é o facto de 15 dos novos 50 autocarros terem entrado ao serviço anteontem. No entanto, alguns autocarros já sofreram alguma avarias, supondo-se que a causa mais provável seja a juventude do material.

As Linhas contempladas foram a 302/303, 503, 704 e 803.


Novos autocarros MAN/Caetano City Gold.




A outra novidade prende-se com uma iniciativa que é lançada pela STCP e que, segundo o Portal Transportes XXI constitui uma "adesão ao repto lançado pelo Ministério da Cultura de França, "Les Nuits des Musées", com um ciclo de três visitas nocturnas ao Museu do Carro Eléctrico, em Massarelos, Porto".

Serão realizadas três visitas, nos dias 19 de Maio, 9 de Junho e 28 de Julho, sempre aos Sábados, sempre ás 21H30. A visita é constituída por uma viagem nocturna de eléctrico (da colecção do Museu) seguida de "uma visita de descoberta ao edifício da antiga central Termoeléctrica de Massarelos".

Cada bilhete para estas noites singulares custa 5 euros, cuja aquisição pode ser feita no Museu.

sexta-feira, maio 11, 2007

Nova Linha da STCP entre Boavista e Vila D´Este - data ainda não anunciada

Caros Leitores, escrevemos para vos informar de que a STCP pediu á Direcção - Geral dos Transportes Terrestres e Fluviais a concessão de uma nova linha entre Boavista e Vila D´Este.

O pedido foi feito em Novembro, embora a sua publicação no Diário da República só tenha sido feita ontem.

Entretanto, os restantes operadores ainda têm 60 dias para se pronunciarem sobre esta concessão.

Segundo palavras ditas pela Presidente do Conselho de Administração, Fernanda Meneses ao JN, "Trata-se de uma zona muito populosa, que apenas tem uma ligação da STCP pela parte oriental (Bolhão/Vila d'Este). Entendemos que fazia falta uma linha pela zona ocidental, passando pela ponte da Arrábida".

Como é hábito deixamos fonte desta notícia, que é o JN.

sábado, maio 05, 2007


Caros Leitores, há já algum tempo que o nosso fotopic e o nosso blog não levavam com actualizações.

Sendo assim, voltamos com novidades. Hoje, dia 5 de Maio, realizou-se o desfile anual de carros eléctricos. Foi uma excelente oportunidade de ver em acção algumas das reliquias que compõem a colecção do Museu do Carro Eléctrico. Os carros que saíram para a rua foram os seguintes: 274, 163, 104, 100, 247, 315, 269, 274, 49 e o 58 que rebocava o atrelado 18.

O desfile teve inicio ás 15H30 e foi desde sempre acompanhado por um entusiasmado público, constituído quer pelas numerosas pessoas a bordo do eléctricos, como pelo grande número de pessoas que aproveitavam para tirar fotografias do desfile em todo o seu percurso.


O percurso foi o seguinte: Massarelos - Passeio Alegre - Infante - Massarelos.

Por razões derivadas do desfile, (mobilização de todos os guardas-freio da empresa), não se realizou o serviço regular dos eléctricos 1 (Infante - Passeio Alegre) e 18 (Cordoaria - Massarelos).

Algumas fotos do evento estarão brevemente disponíveis na secção "Histórico - Carros Eléctricos" do nosso Fotopic.

Entretanto. deixamos a fonte de consulta aqui.