quinta-feira, agosto 17, 2006

Para pensar...

Como o nosso blog não deve ser apenas para darmos notícias daquilo que fazemos, mas também para exprimir as nossas opiniões, aqui apresentamos um artigo retirado do Jornal de Notícias que deveria pôr a administração da STCP a pensar.
Coimbra é a única cidade de Peninsula Ibérica que ainda tem troleicarros a circular. Foram os primeiros a terem troleicarros e ainda hoje resistem - nem sequer pensam em suprimir este meio de transporte.
A STCP teve troleicarros durante quase 40 anos (38, para sermos mais precisos). E foram sobretudo as razões de ordem económica que levaram á supressão dos troleicarros - ajudados pelas obras nas ruas, o que, (perdoem-nos a nossa franqueza) lhes serviu de uma boa desculpa.
Hoje, vemos linhas como os actuais 702 e 703 (29 e 9) efectuadas por autocarros, e com boas condições para terem troleicarros de volta: percursos rectilineos e ruas relativamente largas. Até quando vamos pagar a nossa dependência pelo petróleo? Já não basta o consumo de petróleo e carvão nas centrais térmicas, ainda temos que arcar com a despesa dos refinados, neste caso com gasóleo.
Admitimos que o investimento inicial possa ter custos brutais - mas acreditamos que o número de passageiros é suficiente para justificar estes investimentos - assim como os veículos a Gás Natural também tenham constituído um investimento forte.
Apenas queremos dizer que uma empresa que se orgulha de ter a maior frota de autocarros a Gás Natural da Peninsula Ibérica e a única cidade portuguesa a testar os autocarros a hidrogénio também deve ter vergonha de ter suprimido uma rede que é igualmente ecológica e que certamente terá os mesmos custos - desde que se saiba comprar (o material circulante, a catenária, os transformadores) com uma boa relação qualidade / preço.

Em Coimbra, os troleicarros ainda fazem parte da cidade. E no Porto, porque é que agora só fazem parte da memória colectiva?

E agora, passamos aqui, o artigo retirado do JN de hoje:


Cidade vai ter mais troleicarros em 2007


Troleicarros começaram a circular, na cidade de Coimbra, no dia 16 de Agosto de 1947 e ainda hoje existe este sistema de transporte públicoMiguel Gonçalveso dia em que se completaram 59 anos sobre a inauguração do sistema de troleicarros de Coimbra - o único da Península Ibérica -, a Associação Portuguesa dos Entusiastas por Troleicarros (APETc) reivindicou dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e da Câmara Municipal a execução imediata de novas electrificações de carreiras de autocarros a diesel, "para que haja menos poluição sonora e ambiental na cidade e para que o serviço prestado ao público seja ainda melhor".A APETc, satisfeita por Coimbra "resistir à modernidade", veio ontem a público dar os parabéns à cidade por possuir "o mais inteligente, económico, ecológico, não-poluente e evoluído sistema de transporte colectivo urbano existente".Simultaneamente, a associação desejou que, "nestes 365 dias que faltam para o 60.º aniversário dos troleicarros de Coimbra, seja completada e posta em funcionamento a nova carreira entre a Praça da República e o Estádio Cidade de Coimbra, já incluída nos Planos de 2005 e de 2006". Por outro lado, apelou ao poder autárquico e aos SMTUC para que "sejam concluídas as negociações e finalmente adquirido(s) o(s) novo(s) troleicarro(s) Solaris Trollino 12AC" e que "sejam instaladas as novas subestações transformadoras para melhorar ainda mais a eficiência energética do sistema".A APETc defende ser do interesse colectivo que "a rede de troleicarros da cidade de Coimbra seja encarada numa óptica de reforço, renovação e expansão, com as consequentes actuações nesses três vectores".
Ao JN, o administrador-delegado dos SMTUC, Manuel Oliveira, revelou que a linha Estádio Cidade de Coimbra-Olivais-Praça da República conta já com os postes de electricidade montados. "Estamos só à espera do apoio da Direcção Geral dos Transportes Terrestres para concluir o que falta", afirmou o responsável dos SMTUC.Manuel Oliveira afirmou-se "muito satisfeito" com os "resultados positivos" dos troleicarros e prometeu "uma nova viatura em 2007. Vale a pena manter os troleicarros em actividade. Para além de menos poluentes, são mais baratos por quilómetro percorrido. O único problema é que são mais caros do que os autocarros a diesel e a montagem da rede de electrificação também é muito cara". Coimbra dispõe de 16 tróleis, dois deles (um simples e um articulado) pertencentes à STCP.Em 2007, para comemorar o 60.º aniversário, os troleicarros irão circular com pinturas alusivas ao acontecimento, os bilhetes terão inscrições específicas e o primeiro veículo que circulou em Coimbra será exposto em local ainda a designar.

Será que a STCP vai seguir o exemplo?

Novas actualizações

Caros leitores, depois de termos arrancado com a secção troleicarros, adicionamos mais umas fotos a esta secção. São fotografias do ínicio dos anos 80, tiradas por Bernd Kittendorf, e que retratam os troleicarros Lancia/GEC (com carroçaria Dalfa) de um e de dois andares - que fizeram parte da maior encomenda de troleicarros feita em Portugal (25 veículos de um andar e 50 de dois) - assim como as primeiras unidades BUT que ainda circulavam na altura em que foram tiradas: em Agosto de 1983.
Assim, também procedemos a uma actualização da nossa lista de links do Fotopic, que passaram a contar com a página actual do Sr Bernd Kittendorf e com a página do site RailFanEurope onde se podem encontrar todas as fotos de troleicarros portugueses.
PS: We like to say thanks for the cooperation of Mr Bernd Kittendorf. These photos are really interesting, and they´re really important too, because they´re a portrait of Oporto in a time that will never gonna back, except the hope that the troleybuses will be back some day.

domingo, agosto 13, 2006

Troleicarros

Prezados leitores, é com prazer que anunciamos que o STCP Fotopic criou uma nova pasta: a pasta Troleicarros. Esta pasta não contém fotografias da nossa autoria, mas foram publicadas com a devida autorização dos seus autores - aqui deixamos o agrdecimento público ao Sr. Emidio Gardé, pela sua disponibilidade. Esta nova pasta permite-nos entrar num novo campo - o campo da história das STCP - o que nos permite divulgar um pouco do passado daquela empresa.

Entretanto, adicionamos dois novos links no nosso fotopic: um, do Sr. Emidio Gardé, retrata toda a história dos troleicarros na cidade do Porto, o outro é referente á Associação Portuguesa dos Entusiastas por Troleicarros - modo de transporte que teve a vida mais curta no seio da STCP.

Esperamos, todavia, apresentar mais novidades a esse campo. Até lá, esperemos que esta nova pasta seja do vosso agrado!

Cumprimentos da: STCP Fotopic Team

sábado, agosto 12, 2006

Novas fotos

E passado algum tempo depois de inserirmos informações no fotopic, eis que voltamos a publicar novas fotos. Elas estão disponíveis nas pastas:

- Autocarro Articulado Volvo B10M CAMO
- MB O405N2 CAMO
- MAN Caetano CNG

Referimos que a pasta dos CNG´s foi a que recebeu mais fotos (7), enquanto que as restantes apenas receberam 3 (2 do MB e uma do B10M). Contudo, esperamos que as fotos sejam do agrado geral! :-)
Também estivemos a preparar ligeiras modificações no fotopic no sentido de todas as colcecções estarem facilmente disponíveis aos leitores.
Mais uma vez, voltamos a pedir que participem dando sugestões, críticas ou correcções (porque sabemos que não somos perfeitos, nem chegámos lá perto), quer seja através dos comentários aqui no blog, ou através do mail (provisório): geo.jorgito.flup@gmail.com
Sem mais nada a dizer, desejamos aos leitores umas boas férias!
Cumprimentos: STCP Fotopic Team

terça-feira, agosto 08, 2006

De regresso... parte 2

Como prometido no post anterior, o fotopic apresenta mais uma novidade: a criação da pasta "As linhas que compôem a rede da STCP". A pasta contém tabelas referentes (para já) ás linhas de autocarro actualmente efectuadas pela STCP. Estão previstas mais tabelas referentes a serviços e / ou linhas que já não são efectuadas, ou são efectuadas de modo diferente. A secção de links do fotopic conta com mais um endereço - http://www.itinerarium.net - referente ao site que contém mapas e horários dos serviços desta empresa.

Esperemos que estas actualizações sejam do vosso agrado. Por cá, esperamos criticas, comentários e correcções. Participem! :)

segunda-feira, agosto 07, 2006

De regresso...

Depois de umas férias bem passadas, é tempo de voltarmos ao trabalho. Para já, há algumas novidades no blog, que são bem visiveis: colocamos alguns links que julgamos de interesse (de entre os quais se destaca, naturalmente, o nosso fotopic), bem como a "personalização" do blog. Encontra-se em fase adiantada de elaboração uma tabela com a actual rede de autocarros da STCP, com algumas informações como o ano de inauguração (sempre que tenhamos conhecimento da data), os veículos utilizados, assim como algumas observações que julgamos relevantes. Está prevista a realização de outras tabelas, como as da antiga rede de eléctricos e de troleicarros.